•Software educativo é um software cujo principal propósito é o ensino ou o auto-aprendizado. O objetivo principal é que o aprendiz faça uso do Software, tenha prazer em lidar com ele e possa praticar de maneira clara e objetiva.“É um programa que visa atender necessidades e possui (ou deve possuir) objetivos pedagógicos. Todo o software pode ser considerado educacional, desde que sua utilização esteja inserida num contexto e numa situação de ensino-aprendizagem, onde existe uma metodologia que oriente todo o processo.”
02) ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO (tutoriais,de autoria, etc.) DE SOFTWARE EDUCATIVO.
Os Softwares de Autoria desenvolvem a criatividade do aluno que trabalha como o Autor. Podendo trabalhar tanto com a exposição de dados, quanto com a construção do conhecimento. Os professores ou alunos, desenvolvem suas aplicações sem a necessidade de conhecer nenhuma linha de código de programação.Uma ferramenta que auxilia o usuário a escrever seu próprio programa instrucional é denominado de "software de autoria". Existem muitos tipos de softwares de autoria, cada qual com diferentes objetivos e capacidades. O leque varia desde os altamente prescritivos e fáceis de usar, mas com um limitado número de opções, até os totalmente equipados que são somente limitados pela habilidade do programador e pela configuração de equipamentos do usuário. Em cada caso, um software de autoria oferece protocolos para criar instruções computacionais e muitos podem ser utilizados para criar instruções multimídia interativas [ SCM92]. Estes softwares podem ser classificados em: (a) linguagens de autoria, (b) sistemas de autoria e/ou auxílio.
Tutorias: São software nos quais a informação é organizada de acordo com uma sequência pedagógica, onde o aluno pode navegar sequencialmente ou escolher o que deseja estudar. Nesse tipo de software o computador assume o papel de máquina de ensinar, pois o material disponível já foi previamente definido e organizado, o software apenas faz a apresentação das lições. A interação com o aprendiz consiste ler o material disponível, ou em resolver os exercícios proposto.
Como o aluno apenas navega pelos conteúdos do software, cabe o professor criar situações para que o aluno manipule as informações que recebeu e possa transformá-las em conhecimento.
http://www.softwarepublico.gov.br/
![]() | PhET Realize simulações de eventos físicos, químicos, matemáticos e biologicós neste ótimo programa educativo. categoria: física e química 1/10/2008 Windows XP/Vista/98/2000/2003/7 |
The Illogical Journey of Orez Garanta que seus filhos irão ter boas notas em matemática com este jogo bastante colorido e divertido. http://www.baixaki.com.br/ |
![]() |
Incentive a criatividade de seu filho com este programa educacional para a criação de objetos em 3D.
http://www.baixaki.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário